segunda-feira, 29/04/2024
InícioCidadesAntigo lixão será transformado em Parque do Róger e Prefeitura de João...

Antigo lixão será transformado em Parque do Róger e Prefeitura de João Pessoa discute projeto com moradores da região

O antigo lixão do Róger será transformado em Parque e o projeto será debatido com os moradores em uma reunião promovida pela Prefeitura de João Pessoa, na noite desta quinta-feira (15). A 1ª Audiência Pública para discutir o Projeto Básico de Recuperação e o novo Parque Socioambiental da cidade a ser implantado na área do antigo Lixão Roger terá a participação de associações de moradores e da população, bem como representantes da prefeitura, no Ginásio do Guarany, às 18h.

A ideia é ouvir a população para que esta ajude a escolher a melhor solução para a área de 31 hectares. O evento também será transmitido remotamente pelo canal da prefeitura no YouTube.

- Continua depois da Publicidade -

“Momentos como esse, em que a população recebe informações e avalia o que acha do projeto, é fundamental para o sucesso do futuro Parque Socioambiental do Róger. É um momento em que a gestão entende ainda mais a demanda da população, suas preocupações e dúvidas. E esse debate pode ser incluído na construção do projeto”, afirma Thais Gidi, coordenadora ambiental do João Pessoa Sustentável.

Os Estudos – No último ano foram feitos vários estudos no antigo Lixão: do solo, da água e do ar, contando com mais de 1000 análises de laboratórios e avaliação de possíveis gases acumulados. Mesmo tendo recebido diariamente cerca de uma tonelada de resíduos sólidos de forma inadequada por 45 anos, o diagnóstico indicou níveis de poluição baixos. Ainda assim, será necessária uma recuperação ambiental antes da implantação do Parque. Só depois dessa requalificação serão iniciadas as obras do Parque.

Parque Socioambiental – O Parque terá 21 hectares em virtude da necessidade de manter os espaços de mangue preservados e considerando estudos hidrológicos e de mudanças climáticas para a região. Será um espaço de proteção ambiental que poderá receber quadras poliesportivas, parques, pavilhão para ensaios e apresentações culturais, salas para cursos profissionalizantes e muito mais.

Parceria – Todo o diálogo com a comunidade do Róger tem acontecido com o apoio da Secretaria de Participação Popular, que tem levado seus articuladores para conversar com os moradores e realizado consultas públicas.

Programa João Pessoa Sustentável – Tem como objetivo a promoção do desenvolvimento social, urbano e econômico da cidade por meio da redução das desigualdades, da modernização dos instrumentos de planejamento urbano, da prestação de serviços e da administração pública e fiscal. É orçado em 200 milhões de dólares, metade financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a outra parte contrapartida da Prefeitura de João Pessoa.

Saiba mais:
Além da escuta dos moradores, uma cartilha com informações sobre os estudos realizados será distribuída entre os participantes. O material, que também pode ser baixado diretamente da página do Programa, no site da prefeitura (clique aqui), já foi disponibilizado às partes interessadas, como associações, moradores e empresas diretamente afetadas pelas intervenções.
A primeira divulgação foi realizada em reunião da Casa Pequeno Davi, no dia oito de novembro.

ClickPB

VOCÊ PODE QUERER VER TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Lidas

- Publicidade -

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -