quinta-feira, 18/04/2024
InícioCidadesPrefeito assina ordem de serviço para obras que vão transformar ‘Conventinho’ em...

Prefeito assina ordem de serviço para obras que vão transformar ‘Conventinho’ em Escola de Artes Municipal

O prefeito Cícero Lucena assinou, na tarde desta segunda-feira (02), a ordem de serviço para obras de revitalização do Convento São Frei Pedro Gonçalves, conhecido como ‘Conventinho’, no bairro do Varadouro. Com esse investimento, a Prefeitura de João Pessoa vai transformar o espaço na Escola de Artes Municipal, contemplando as várias expressões artísticas. A iniciativa busca valorizar o Centro Histórico da terceira capital mais antiga do Brasil.

“Nós encontramos essa obra paralisada. Então, tivemos que fazer todo o levantamento do que faltava para começar. Esse espaço terá dança, teatro, oficinas e a biblioteca municipal e vamos aproveitar também para fazer um museu que conte a história de João Pessoa”, afirmou Cícero Lucena, que estava acompanhado da primeira-dama, Lauremília Lucena.

- Continua depois da Publicidade -

O vice-prefeito Leo Bezerra esteve no evento e destacou que esta obra é um dos passos para desenvolver a região central da cidade. “Esse é um sonho que temos de revitalizar por completo o Centro Histórico da Capital. E nós vamos fazer isso. Esse é um monumento histórico que merece ser reformado pela nossa gestão e é motivo de muito orgulho. Vamos entregar um verdadeiro presente para essa cidade”, ressaltou.

Erguido no início do século XX, a função do ‘Conventinho’ foi servir de residência para os padres franciscanos e também abrigar o Colégio Seráfico da Nóbrega. Em 1999, o espaço passou a ser administrado pela Arquidiocese da Paraíba.

“Para nós é uma grande alegria em ver a retomada dessa obra que estava paralisada. Com as graças de Deus e a boa vontade de Cícero Lucena, as obras do Conventinho estão sendo retomadas. Esse olhar novo para o Centro Histórico da nossa cidade vai trazer muita esperança para todos os pessoenses”, observou o arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson.

Integrado – O projeto desenvolvido pelas Secretarias de Planejamento (Seplan) e de Infraestrutura (Seinfra) já foi aprovado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Este propõe uma Escola de Artes Municipal, contemplando as várias expressões artísticas, como teatro, plásticas, dança e música. Serão salas equipadas e preparadas para o desenvolvimento de aulas que capacitem os alunos artisticamente e sejam um complemento à sala de aula para os estudantes da rede de ensino municipal.

Há ainda espaço para apresentações, exposições e de convivência com praças e pátios internos, anfiteatro externo, auditório e galerias de arte, fomentando o ambiente propício as interações artísticas e seu desenvolvimento.

Também será contemplada no projeto a Biblioteca Municipal, que ganha espaço amplo e adequado ao acervo e para seus frequentadores, contando com uma grande estrutura que inclui salas de leitura de grupo, individual, infantil e até sala para restauro e conservação do acervo.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Rubens Falcão, o prazo de execução é de 12 meses e o investimento é de R$ 5,1 milhões. “A partir desta terça-feira, já teremos trabalhadores aqui no local para iniciar a reforma desse espaço tão importante para a cidade de João Pessoa. No início de 2024, estaremos entregando esse prédio totalmente revitalizado”, destacou.

Secom JP

VOCÊ PODE QUERER VER TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Lidas

- Publicidade -

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -