segunda-feira, 29/04/2024
InícioPolicialComovido, delegado paga fiança de idoso deficiente que iria para cadeia por...

Comovido, delegado paga fiança de idoso deficiente que iria para cadeia por porte de espingarda artesanal, na Paraíba

A situação de vulnerabilidade de um idoso, tocou o coração do delegado da Polícia Civil da Paraíba, que deveria efetivar sua prisão e o encaminhar para a cadeia. Mas, comovido com o caso, o policial decidiu pagar do próprio bolso, a fiança do ancião, deficiente, que havia sido preso pela Polícia Militar com uma espingarda artesanal e apresentado na delegacia de Itabaiana. A prisão foi na quarta-feira (20), mas o delegado disse que se solidarizou com a situação do idoso e resolveu pagar a fiança para que ele não fosse para a cadeia aguardar a audiência de custódia.

“Essa ocorrência chegou aqui no plantão em Itabaiana, veio da cidade de Mari. Quando o cidadão estava portando uma pequena espingarda de fabricação caseira. Chegando lá, tive de fazer a autuação e quando, no momento da cobrança, eu vi as condições que ele não tinha, deixei em 400 reais. Ele disse que não tinha e eu disse: ‘100 reais, você tem?’, porque eu não posso liberar sem o pagamento de fiança. […] e ele disse: ‘não tenho condições’. Aquilo me doeu. Eu não vou mandar um cidadão daquele para o presídio por causa de 100 reais”, disse o delegado Valdelio Lobo.

- Continua depois da Publicidade -

Conforme o delegado, a prisão havia sido por porte ilegal de arma, uma espingarda do tipo soca-soca. Valdelio contou que o idoso é deficiente físico e mora sozinho em um quarto nos fundos de uma pousada, na cidade de Mari, que teria sido cedida pelo próprio dono da pousada. O idoso não disse para que usava a arma, mas o delegado acredita que ela não funciona.

“Eu vou mandar submeter à perícia e não sei nem se vai dar eficiência para disparo. Mas como se trata de uma arma de fogo, só quem pode dizer as condições dela é o perito. Eu tenho que fazer a autuação. Como é um crime afiançável, eu tenho que oferecer a fiança e, caso ele não tenha como pagar, eu mandaria para a cadeia pública de Sapé, onde aguardaria a audiência de custódia, mas eu me sensibilizei com as condições dele. Aquilo me sensibilizou e eu paguei”, completou, informando que o idoso responderá em liberdade.

O idoso vive em situação de vulnerabilidades e tem alto grau de hipossuficiência. A história dele comoveu os polícias da delegacia de Itabaiana.

Portal do Litoralpb

VOCÊ PODE QUERER VER TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Lidas

- Publicidade -

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -