quinta-feira, 18/04/2024
InícioParaibaCozinhas comunitárias produzem e distribuem gratuitamente mais de 500 mil refeições no...

Cozinhas comunitárias produzem e distribuem gratuitamente mais de 500 mil refeições no primeiro semestre de 2022

Milhares de pessoas têm sido beneficiadas pelas políticas públicas de segurança alimentar e nutricional adotadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) da Prefeitura de João Pessoa. Nesse primeiro semestre de 2022 foram produzidas e distribuídas mais de 500 mil refeições por meio dos Restaurantes Populares e Cozinhas Comunitárias, além de produções extras atendendo a situações emergenciais. De acordo com a Coordenadora Geral de San/Dessan, Deizyanne Oliveira, a média é de 90 mil pessoas beneficiadas a cada mês.

De acordo com o relatório da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, só nos Restaurantes Populares, localizados nos bairros de Mangabeira e Varadouro, juntos produziram e distribuíram 349.250 refeições, de janeiro a junho de 2022.

- Continua depois da Publicidade -

“As ações de segurança alimentar e nutricional nos Restaurantes Populares faz a diferença e tem um grande alcance social levando em conta que o valor pago pela população é simbólico, apenas um R$ 1,00”, ressaltou Dorgival Vilar, secretário da Sedes.

Já nas seis Cozinhas Comunitárias foram servidas 189.525 refeições nesse primeiro semestre do ano, gratuitamente, beneficiando famílias compostas, em sua maioria, por idosos, grávidas, pessoas com deficiência, lactantes, crianças e trabalhadores desempregados. “Disponibilizamos comida na mesa para famílias inteiras, muitas em alto grau de vulnerabilidade social, referenciadas pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Unidades de Saúde da Família (USFs), além de demanda espontânea”, observou.

O Programa de Cozinhas Comunitárias atende a população dos bairros de Gervásio Maia, Jardim Veneza, Novais, Taipa, Comunidades Bela Vista e Timbó, onde estão instaladas as cozinhas, bem como os moradores dos bairros adjacentes. De acordo com a coordenadora Deisyanne Oliveira, nas cozinhas, além das refeições diárias, a população também tem acesso a orientações sobre educação alimentar e nutricional voltada para o público atendido, incluindo informações sobre a manipulação e aproveitamento integral dos alimentos e cursos profissionalizantes e capacitações.

Secom PB

VOCÊ PODE QUERER VER TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Lidas

- Publicidade -

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -