quarta-feira, 17/08/2022
InícioSaudeCentral de Transplantes registra doação de órgãos no Hospital de Trauma de...

Central de Transplantes registra doação de órgãos no Hospital de Trauma de João Pessoa

O Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, registrou, nesse domingo (31), a doação de múltiplos órgãos. Essa foi a terceira doação realizada no mês julho na Paraíba. O doador foi um homem de 59 anos, vítima de um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVC).

A morte encefálica foi confirmada após a realização de exames clínicos e de imagem exigidos pelo protocolo determinado pelo Conselho Federal de Medicina. Com o consentimento da família, a doação pôde ser concretizada.

- Continua depois da Publicidade -

O fígado foi aceito pela Central de Transplantes de Pernambuco e foi implantado em uma mulher de 67 anos. As córneas foram encaminhadas para avaliação no Banco de Olhos da Paraíba. Só em 2022, o estado já registrou a realização de 134 transplantes de córneas e 14 de fígado.

Ainda esperam por uma doação de órgãos na Paraíba 464 pessoas, sendo 256 de córneas, duas de coração, 20 de fígado e 186 de rins.

A chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, reforça a importância da família autorizar o processo de doação.

“Doar é um ato de amor ao próximo, mas nada seria possível sem a aceitação da família, que consegue transformar a dor da perda em esperança para outras pessoas que dependem do transplante para viver”, ressaltou.

Diario de Notícias

VOCÊ PODE QUERER VER TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Lidas

- Publicidade -

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -