quarta-feira, 17/08/2022
InícioSaudeCaravana da Rede Cuidar termina edição 2022 com 6.994 atendimentos realizados

Caravana da Rede Cuidar termina edição 2022 com 6.994 atendimentos realizados

A Caravana da Rede Cuidar, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), encerrou as atividades de 2022 nesse sábado (30). Este ano, foram realizados 6.994 procedimentos entre consultas de ortopedia pediátrica, cardiopediatria, nutrição, odontologia, ecocardiogramas, inserção de Dispositivos Intrauterinos (DIUs), atendimentos a gestantes e capacitações para as equipes municipais.

Patos foi o último município por onde a ação passou. As atividades começaram por Itabaiana e seguiram por Mamanguape, Guarabira, Picuí, Queimadas, Monteiro, Princesa Isabel, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha e Pombal.

A secretária estadual de Saúde, Renata Nóbrega, acompanhou o último dia da Caravana e observou: “A caravana traz para todas as regiões de saúde o atendimento qualificado para essas crianças, realizando a integração da rede de atenção primária com a média complexidade, promovendo o acesso aos atendimentos nos hospitais de referência, como o Arlinda Marques e Hospital Metropolitano”.
- Continua depois da Publicidade -

Durante a Caravana, além da oferta de atendimentos, também são avaliadas as necessidades que podem ser contempladas no ano seguinte. Em 2021, foi incluído no fluxo a atenção em ortopedia para crianças com problemas osteoarticulares e, em 2022, a capacitação em inserção de DIU foi contemplada para ampliar a oferta do serviço nos municípios.

O coordenador de Pediatria da Rede Cuidar, Cláudio Régis, destaca que há previsão de novidades para o ano seguinte.  “Tivemos curso de formação para os profissionais de urgência pediátrica, qualificação profissional em odontologia no aspecto da lesão bucal pré-cancerígena e também no atendimento aos portadores de necessidades especiais, além da capacitação de profissionais da atenção básica para inserção de DIU. Todas as metas foram alcançadas em relação ao número de profissionais qualificados e ano que vem a expectativa é trazer a assistência em saúde bucal para o portador de necessidade especial no local, com intuito de implantar o serviço nos municípios”, comentou.

A Rede Cuidar é um serviço permanente de telemedicina que tem captado a demanda assistencial em cardiopediatria e ortopedia pediátrica em toda Paraíba, com objetivo de oferecer o cuidado necessário a esses pacientes nas unidades de referência. Este ano, em parceria com o Programa Opera Paraíba, o projeto tem realizado cirurgias ortopédicas também no Hospital de Clínicas – em Campina Grande, além dos procedimentos que já eram oferecidos em João Pessoa.

A diretora da Maternidade Peregrino Filho, localizada em Patos, Séfora Cândida, explica que a Caravana tem beneficiado a população local por meio do aumento da oferta de atendimentos. “O serviço da Rede Cuidar é realizado permanentemente através da Sala do Coração e a maternidade já realiza a inserção de DIU. Hoje, com a qualificação de 15 profissionais para implantação do DIU, será possível ampliar a oferta desse procedimento na rede municipal, melhorando a qualidade de vida da mulher sertaneja”, pontuou.

O maior número de atendimentos da Caravana da Rede Cuidar 2022 foi na área de ortopedia pediátrica (470), seguido por odontologia (367) e cardiopediatria (363). Entre 18 e 30 de julho, 208 mulheres foram beneficiadas por meio da implantação de DIU. Um total de 583 pacientes que já eram assistidos pela Rede recebeu alta.

Diário de Noticias

VOCÊ PODE QUERER VER TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Lidas

- Publicidade -

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -