quarta-feira, 17/08/2022
InícioBrasilVeja lista de condutores que terão sua CNH cassada divulgada pelo Detran

Veja lista de condutores que terão sua CNH cassada divulgada pelo Detran

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece algumas penalidades para os motoristas que não cumprirem as normas estabelecidas. Entre as consequências mais graves está o impeachment da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Essa ameaça está presente e já é uma realidade para muitos motoristas.

Por causa disso, o Distrito Federal liberou, em 20 de abril deste ano, um documento com uma lista de 40 motoristas que tiveram a CNH cassada pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e que podem ter o direito de dirigir veículo automotor negado por um período de dois anos.

Dos 40 nomes divulgados na lista do Detran do Distrito Federal, 37 são do sexo masculino e 3 do sexo feminino. Cada grupo de motoristas ainda pode recorrer da decisão do tribunal.

- Continua depois da Publicidade -

Trinta dias corridos são contados a partir da data de publicação da sanção no Diário Oficial da República para recurso. Os motoristas devem apresentar suas licenças às autoridades competentes no prazo de 48 horas após a conclusão do julgamento.

Cassação da Carteira Nacional de Habilitação

Os principais motivos que levam à perda da capacidade de dirigir incluem a repetição de infrações graves enquanto o motorista pode dirigir ou após a suspensão da licença.

Dirigir sem carteira de motorista válida, participar de atividades inseguras e realizar competições, ou obter uma lesão penal também pode resultar na suspensão da CNH.

Daqui a dois anos, o motorista que perdeu a carteira de motorista deve fazer um curso obrigatório de atualização para recuperar o documento. Além disso, estão envolvidos testes psicotécnicos, teórico-técnicos, de condução e aptidão física durante o exame.

Diferença entre suspensão e cassação da CNH

É no artigo 256, inciso 3 do CTB, que a suspensão do direito de dirigir está prescrita, mais conhecida como suspensão da CNH.

O procedimento conta com aplicativos, como quando o motorista atinge o número máximo de 20 ou mais pontos na CNH em até 12 meses por diversas infrações. Neste caso, a carteira está suspensa entre 6 e 12 meses.

Com relação à cassação da CNH, o indivíduo que estiver sujeito a ela está proibido de dirigir por dois anos e deve fazer os exames novamente para receber a carteira de motorista (testes de visão, psicofísicos, teóricos e práticos), de acordo com as regras do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Rede Brasil News

VOCÊ PODE QUERER VER TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Lidas

- Publicidade -

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -