quarta-feira, 17/08/2022
InícioSaudeCaravana Saúde nos Bairros atende mais de 400 moradores do Cristo e...

Caravana Saúde nos Bairros atende mais de 400 moradores do Cristo e região

Facilitando o acesso à saúde. É o que garante a Caravana Saúde nos Bairros, que chegou ao Cristo Redentor e atendeu, só na manhã deste sábado (16), mais de 400 moradores da região e bairros vizinhos. A ação aconteceu na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e vai continuar na tarde deste sábado e durante o domingo (17), das 8h às 17h, com as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria do Estado da Saúde (SES), visando atender todos aqueles que aguardam por cirurgias eletivas nas áreas de cardiologia, ortopedia, cirurgia geral, oftalmologia e cirurgia vascular.

A ação acontece através da parceria entre a Prefeitura de João Pessoa e o Governo da Paraíba, com a união dos programas Opera JP e Opera PB, a fim de zerar a fila de espera para a realização de exames e cirurgias eletivas dos moradores da Capital. Dessa forma, são atendidas pessoas que necessitam de qualquer procedimento cirúrgico ou exames como os laboratoriais, raio X, ultrassom, mamografia, entre outros, além de serviços odontológicos. As cirurgias que forem necessárias serão agendadas por médicos especialistas para serem realizadas nos próximos meses.

- Continua depois da Publicidade -

Para Ronaldo Tomaz, de 51 anos, a Caravana foi um alívio, pois desde 2017 esperava por uma cirurgia na vesícula. “Vejo aqui uma esperança para essa minha caminhada. Não foi fácil, pois a gente sente dores, mas estou vendo essa espera acabar. Um desejo de um tempo sendo concretizado graças a esse projeto da Prefeitura de João Pessoa. Minha esposa viu a minha luta e essa ajuda foi abraçada pela gestão de Cícero”, contou.

Aline Ferreira, do bairro do Padre Zé, disse que estava bem ansiosa para resolver seu problema de saúde. “Minha cirurgia da vesícula vai ser resolvida hoje. Estava sentindo muitas dores e isso me deixava triste. Então, estou buscando os serviços dessa ação para garantir a melhora na minha saúde. Assim como eu, outras pessoas aqui estão tendo a oportunidade de resolver seus problemas e isso é maravilhoso”, afirmou a dona de casa.

Na Caravana, a procura acontece por demanda espontânea, ou seja, todas as pessoas do bairro ou áreas próximas podem comparecer para o atendimento realizado durante o fim de semana. No local, o usuário passará por um cadastramento e, em seguida, por uma triagem realizada por enfermeiros e um médico, para depois ser encaminhado aos consultórios instalados no local para atendimento especializado de acordo com a necessidade. Aqueles que precisarem de cirurgia, já sairão com o agendamento. Para ser atendido é necessário estar portando documento de identidade com foto, CPF e cartão SUS.

A diretora da Atenção à Saúde da SMS, Alline Grisi, destacou a grande procura dos moradores pela Caravana. “Enquanto Prefeitura e Governo do Estado, estamos vendo o quanto, a partir dessa ação, podemos ajudar as pessoas que aguardam cirurgias há muito tempo ou até aquelas que não esperam tanto, mas estão precisando. Garantimos também que as que vêm procurar o serviço, não saiam sem o atendimento”, disse.

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está localizada na Rua Horácio Trajano de Oliveira, s/n°, Cristo Redentor.

Opera JP + Opera PB – A Prefeitura de João Pessoa e o Governo do Estado se uniram e iniciaram, no último fim de semana, a Caravana da Saúde nos Bairros. A união dos programas visa zerar a fila de espera para a realização de cirurgias eletivas.

O primeiro bairro atendido foi Mangabeira, mas a Caravana da Saúde acontece ao longo do mês de julho. Os próximos bairros atendidos serão Costa e Silva e Valentina.

A estimativa é realizar seis mil procedimentos nos próximos três meses, incluindo cirurgias, exames e consultas. As cirurgias serão realizadas no Hospital Municipal Santa Isabel, no Complexo Hospitalar de Mangabeira (Ortotrauma) e no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.

Confira a agenda da Caravana de Saúde nos Bairros:

Dias: 23 e 24/07
8h às 17h – Escola Municipal Duque de Caxias – bairro Costa e Silva

Dias: 30 e 31/07
8h às 17h – Escola Municipal Dom Helder Câmara – bairro Valentina

  • Secom-JP
VOCÊ PODE QUERER VER TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Lidas

- Publicidade -

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -